Welcome

Estética: cuidados com a pele do rosto

O post de estética de hoje é sobre os cuidados com uma parte do nosso corpo que não tem jeito, tem que estar sempre bem tratada: o rosto! 


Muitas pessoas pensam que para cuidar da pele basta lavar o rosto. Engano! Para ter uma pele bonita e saudável, devemos sempre promover uma rotina diária de cuidados.
Para entender um pouco melhor sobre isso, é bom saber que a pele é composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A primeira é a mais profunda, que contém uma camada de gordura e abriga grandes vasos sanguíneos e nervos. A derme tem os pequenos vasos sanguíneos e nervos, assim como os fios de cabelo e as glândulas sebáceas. Já a epiderme é a camada mais superficial, responsável pela troca celular, renovação e, principalmente, a aparência da pele.
Aqui no Brasil, a grande maioria das pessoas tem a pele tipo mista, ou seja, oleosa na zona T (queixo, nariz e testa) e mais seca nas laterais. Esses cuidados que vou passar abaixo valem para qualquer tipo de pele, desde que se usem produtos adequados ao seu tipo e livres de detergentes abrasivos, álcool ou outros agentes irritantes (informações que você checa na embalagem). 

Passo 1: Molhe o rosto com água morna e tome sempre cuidado com a temperatura da água! Se estiver muito quente, a pele pode ficar mais oleosa, pois as glândulas procuram produzir óleo em excesso para estabilizar a pele que ressecou com a água quente; se estiver muito fria, provoca um choque térmico que a longo prazo pode provocar alterações na estrutura da pele. Assim, o ideal é optar sempre pela água morna.
Passo 2: Com as pontas dos dedos, massageie levemente o sabonete no rosto, sempre com movimentos circulares, e tomando cuidado com os olhos. Use sempre sabonetes específicos para o rosto, que contêm substâncias menos agressivas para a pele que os de corpo, tanto na versão líquida/gel quanto em barra.
Passo 3: Remova o sabonete do rosto lavando novamente com água morna. Certifique-se de que não ficaram resíduos em sua pele.
Passo 4: Com uma toalha limpa, enxugue suavemente o rosto. Mas nada de esfregar a toalha na pele! Seque apenas encostando-a no rosto, com pequenos toques, para que a água seja absorvida. A fricção da toalha estimula as glândulas a produzirem óleo em excesso.
Passo 5: Sobre a pele limpa, aplique um hidratante específico para rosto e adequado ao seu tipo de pele (há muitas opções no mercado, além das fórmulas feitas por dermatologistas). Massageie o produto em seu rosto batendo com a ponta dos dedos até que este seja absorvido pela sua pele.

É importante fazer esse mini ritual duas vezes ao dia, geralmente pela manhã e à noite. Lembre-se também de esfoliar o rosto uma vez por semana, não mais que isso, assim você promove a renovação celular e limpa os poros da pele sem agredi-la.
Para ter uma pele ainda mais perfeita, procure um especialista para identificar com precisão o seu tipo de pele. Só ele poderá realizar uma limpeza de pele profissional e tratamentos como peelings, que devem ser periódicos para manutenção, em sessões que podem se repetir uma ou duas vezes por semana.
Cuide da sua pele todos os dias e lembre-se que a sua limpeza depende das características únicas da sua pele, então não vale usar os mesmos produtos que sua amiga, pois são peles diferentes, ok?!

Anterior
Próximo Post »
2 Comentario
avatar

Cuidados com a pele nunca é de mais , ainda mais qnd não é mais adolescente ! rsrz

Balas
avatar

Adorei o Post Juh, me ajudou bastante! Vou adaptar esses métodos a minha vida a partir de agora shuahsauh' Beijão linda <3

Balas